Processo de recebimento de mercadoria. #
Topicos a serem tratados #
- 1) Recebimento de Volumes.
- 2) Protocolos de não recebimento de Nota Fiscal.
- 3) Entradas Avulsas do Estoque – (Acerto CPD – Entrada de mercadoria na loja).
- 4) Saídas Avulsas no Estoque – (Acerto CPD – Saída de mercadoria da loja).
- 5) Movimentação de Produtos no Período – (Auditor de Estoque).
- 6) Acompanhamento de notas que não deram entradas – (Notas que falta fazer o recebimento).
1) Recebimento de Volumes. #
Localizar RECEBIMENTO DE VOLUMES. #
Ao acessar o PROCFIT vamos seguir os seguintes passos.
Formulários: #
Depois seguiremos o caminho.
PRINCIPAL → Operações → SRM → Recebimento de Mercadorias → 1) Recebimento de Volumes
Vamos dar duplo clique no menu 1) Recebimentos de Volumes.
RECEBIMENTO DE VOLUMES. #
Aqui temos o formulário de recebimento, onde podemos criar um novo recebimento.
Importante – Lembrando que a loja NÃO PODE fazer o recebimento do mesmo fornecedor em duas máquinas.
Para iniciar um novo recebimento clicamos em:
E preenchemos os seguintes campos:
- No Filial: Número da sua filial.
- Fornecedor: Informar o fornecedor que está realizando o recebimento, caso seja algum outro fornecedor a loja pode apertar o três pontos e procurar o fornecedor.
- *Quando recebimento for do CD utilizar 998
- F1 – Recebimento de Volumes NF: Na aba F1 vamos adicionar a nota que estamos recebendo, vamos criar um novo registro clicando no campo Chave NFe, e depois bipamos o código de barras da nota no campo CHAVE NFe.
E no mesmo registro no penúltimo campo é necessário sempre preencher o Volume da NF.
O volume da NF pode ser encontrado na própria DANFE no campo quantidade na área Transportador/Volumes Transportados.
Segue exemplo:
Nesse processo também podemos conferir várias notas do mesmo fornecedor por vez. Bipando uma por sequência da outra.
*No caso de conferir várias notas de uma vez, ele irá somar os produtos das duas notas.
F3 Conferência Física: Nessa aba será realizado a conferência física de todos os produtos que fazem parte das notas informadas na aba F1.Clicando no campo Código de Barras, iremos bipar produto a produto.
Caso haja divergência na quantidade para mais, ele avisara com a seguinte mensagem:
Consulta Facilitadora: Resumo de Divergência (Nota x Pedido x Físico) #
Durante a conferência das mercadorias, você pode realizar algumas consultas de divergência no próprio formulário de Recebimento de volumes:
Aqui temos os seguintes campos que devemos focar:
- Qtde Nota: Essa é a quantidade que consta em nota.
- Qtde Recebida: Esse campo e a quantidade que foi informada na aba F3.
- Divergência: Mostra a diferença entre os campos assim informado se tem divergência.
No caso desta conferência está OK.
Quando houver divergência ele vai aparecer dessa maneira:
Finalizando RECEBIMENTO DE VOLUMES. #
Para finalizar recebimento vamos marcar o campo Finalizar, e depois salvamos o registro no botão:
LEMBRANDO QUE TODO E QUALQUER RECEBIMENTO DE MERCADORIA SERÁ FEITO PELO NOVO SISTEMA DE RECEBIMENTO DA PROCFIT SEJA RECEBIMENTO DE PEDIDOS INTER LOJAS, RECEBIMENTO DE TERCEIROS, OUTRAS DISTRIBUIDORAS E QUALQUER MERCADORIA RECEBIDA PELO CD.
Segue exemplo de uma entrada de mercadoria inter lojas.
2) Protocolos de não recebimento de Nota Fiscal. #
Em caso de divergência na contagem de itens, onde vieram produtos a menos, ou não vieram os produtos, temos que abrir um Protocolos de não recebimento de Nota Fiscal, abrimos ele seguindo o seguinte caminho.
IMPORTANTE: Para casos em que a loja recebeu produtos a mais, para dar entrada nestes produtos a loja deve efetuar o processo de Entradas Avulsas do Estoque (que está sendo orientado no próximo tópico do manual).
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Localizar o PROTOCOLO DE NÃO RECEBIMENTO DE NOTA FISCAL.
PRINCIPAL → Operações → SRM → Recebimento de Mercadorias → Protocolos de não recebimento de Nota Fiscal
Protocolos de não recebimento de Nota Fiscal. #
Com o formulário em aberto criamos um novo registro em:
Vamos preencher o campo Chave NFe com a nota que está com produtos a menos no recebimento e também o campo de Tipo Protocolo.
Em Tipo Protocolo, temos duas opções:
No caso de a nota se encontrar com divergência de produto iremos selecionar a Opção 2 – PRODUTO NÃO RECEBIDO.
No caso de a nota inteira não ter sido recebida, iremos selecionar a Opção 1 – NOTA NÃO RECEBIDA.
Após preenchermos os campos vamos para aba F1 – Produto não recebido, vamos colocar os produtos e as quantidades que não foram recebidos pela Loja.
*No caso de Tipo Protocolo ser 1-NOTA NÃO RECEBIDA não inserimos nenhum produto na aba F1 – Produtos não recebidos.
Após finalizar o registro no botão:
Vamos gerar a nota de devolução pelo portal.
3) Entradas Avulsas do Estoque – (Acerto CPD – Entrada de mercadoria na loja). #
Localizar o lançamento de sobra de mercadoria (ENTRADAS AVULSAS NO ESTOQUE). #
Depois seguimos o caminho.
Principal → Operações → SRM – Retaguarda → Estoque → Movimentações Avulsas → Entradas Avulsas no Estoque.
Entradas Avulsas do Estoque – (Acerto CPD – Entrada de mercadoria na loja). #
No caso de acontecer uma sobra na conferência de mercadoria será lançado esses produtos pela tela Entradas Avulsas do Estoque.
Com o formulário em aberto criamos um novo registro em:
E preenchemos os seguintes campos:
- Movimento: Dia de recebimento da mercadoria.
- Filial: Número da sua filial.
- Observação: Sempre que possível colocar a descrição do motivo de estar fazendo o lançamento.
F1 – Produtos de Entrada: Nesta aba, será feita a leitura (bipagem) dos produtos. É possível inserir a quantidade para itens repetidos, adicionar o LV, se aplicável, e incluir vários produtos simultaneamente.
Após finalizar o registro no botão:
Lembrando: Não é possível fazer a entrada avulsa de medicamentos controlados.
4) Saídas Avulsas no Estoque – (Acerto CPD – Saída de mercadoria da loja). #
Localizar SAÍDAS AVULSAS NO ESTOQUE. #
Depois seguimos o caminho.
Principal → Operações → SRM – Retaguarda → Estoque → Movimentações Avulsas → Saídas Avulsas no Estoque.
Vamos dar duplo clique no menu Saídas Avulsas no Estoque.
Saídas Avulsas no Estoque – (Acerto CPD – Saída de mercadoria da loja). #
No caso de acontecer uma divergência no estoque da loja onde necessite estar efetuando a correção dando saída do medicamento, iremos fazer nesta tela.
Com o formulário em aberto criamos um novo registro em:
E preenchemos os seguintes campos:
- Movimento: Dia de recebimento da mercadoria.
- Filial: Número da sua filial.
- Observação: Sempre que possível colocar a descrição do motivo de estar fazendo o lançamento.
F1 – Produtos de Entrada: Nesta aba, será feita a leitura (bipagem) dos produtos. É possível inserir a quantidade para itens repetidos, adicionar o LV, se aplicável, e incluir vários produtos simultaneamente.
Após finalizar o registro no botão:
Lembrando: Não é possível fazer a saida avulsa de medicamentos controlados.
5) Movimentação de Produtos no Período – (Auditor de Estoque). #
Localizar MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS NO PERÍODO. #
Depois seguiremos o caminho.
Estoque → Movimentação e Saldo → Movimentação de Produtos no Período.
Vamos dar um clique duplo no Movimentação de Produtos no Período.
Movimentação de Produtos no Período – (Auditor de Estoque). #
Aqui é onde vamos realizar a consulta das entradas e das saídas de mercadorias da loja, podendo efetuar a consulta de um produto em específico de acordo com o seu Cód. de produto ou de vários produtos.
Produto Inicial: Neste campo, devemos colocar o produto que queremos consultar o estoque.
Produto final: Para procurar o produto específico basta inserir o mesmo código utilizado no campo Produto Inicial.
Data Inicial/Data Final: Informar o período da consulta.
Marca/Seção/Grupo: Caso necessário, preencha as informações desejadas. Se não houver necessidade de filtrar, deixe os campos em branco.
Para emitir o relatório clicamos em:
Relatório de Movimentação de Produtos por Centro Estoque. #
Neste relatório podemos verificar todos os produtos selecionados e ver sua movimentação de entrada e saída.
Sendo o Doc o número da nota que foi a origem da entrada ou da saída do produto.
6) Acompanhamento de notas que não deram entradas – (Notas que falta fazer o recebimento). #
Localizar ACOMPANHAMENTO NOTAS FICAIS DE COMPRAS NÃO PROCESSADA. #
Depois seguimos o caminho.
Principal → Compras → Notas Fiscais de Compras → Acompanhamento de Notas Fiscais de Compra Não Processada.

Vamos dar duplo clique no menu Acompanhamento de Notas Fiscais de Compra não Processada.
Acompanhamento de notas que não deram entradas – (Notas que falta fazer o recebimento). #
Instruções para Gerar o Relatório:
Para gerar o relatório, será necessário:
- Informar o período: Defina o intervalo de datas desejado.
- Confirmar o número da filial: Certifique-se de que o número da filial está correto.
Para emitir o relatório clicamos em:
Relatório de ACOMPANHAMENTO DE NOTAS FISCAIS DE COMPRA NÃO PROCESSADA. #
Após gerar o relatório, as notas serão organizadas e exibidas separadamente de acordo com suas situações.
- NF C/ RECEBIMENTO APROVADO – Notas que já foram recebidas no sistema e cuja separação está finalizada.
- NF C/ RECEBIMENTO NÃO APROVADO – Notas cujo recebimento foi iniciado, mas ainda não foi finalizado.
- NF S/ RECEBIMENTO – Notas pendentes de recebimento pela loja.
Obs: A loja pode ver todas as notas clicando no + ao lado da Situação da NF